Eleições:2024 Paraná Pesquisas, entrega resultado de pesquisa ao gosto do cliente.
Simões Filho, 30 de Agosto de 2024
Redação ebuxixo.
Eleições:2024
Paraná Pesquisas, entrega resultado de pesquisa ao gosto do cliente.

À la carte é uma expressão típica do francês que significa “como está no cardápio” ou “como listado no cardápio”, bastante utilizada no âmbito da gastronomia, o instituto Paraná pesquisa está com essa linha de serviço, o cliente que diz como quer que seja divulgado suas pesquisas.
A cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS), acordou na manhã desta Sexta-feira (30) com uma divulgação de uma suposta pesquisa do Paraná Pesquisas onde há muitos questionamentos sobre a suposta pesquisa realizada na cidade. Muitos se perguntam se houve de fato essa pesquisa.
O Paraná Pesquisas é uma empresa de Curitiba e há algum tempo está sendo questionada sobre suas pesquisas, o portal de notícias Uol divulgou uma matéria fazendo alguns questionamentos sobre o método usado pelo instituto,
O próprio instituto informou ao portal de notícias UOL que realiza pesquisas usando diferentes métodos, a depender do que foi acordado com o financiador do levantamento.
Por isso, hoje, o instituto não tem um padrão de margem de erro e índice de confiabilidade de seus levantamentos. O Paraná Pesquisas não é filiado à Abep. Era até 2017. Naquele ano, a associação questionou o instituto sobre sua metodologia de trabalho. O Paraná Pesquisas informou que sua saída da Abep não tem relação com esse fato, mas se deu por decisão própria.
Nas últimas eleições para governador, o Paraná pesquisas apontava o então prefeito de Salvador ACM Neto com uma vasta liderança com 51,2% à frente do atual governador Gerônimo Rodrigues. A outra pesquisa foi em são Paulo o instituto dava Haddad com uma margem com 36,8%, Tarcísio com 32,0% e Rodrigo com 26,8%.
As diferenças entre os resultados das pesquisas eleitorais do Paraná Pesquisas e os votos apurados nas urnas têm levantado dúvidas sobre a confiabilidade desses levantamentos, gerando uma onda de críticas. Especialistas políticos destacaram a necessidade de revisão das metodologias utilizadas pela empresa, para evitar erros futuros.